FUNEPU - Plamu

Sobre o Projeto

A Sigma Geosistemas foi contratada pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (FUNEPU - UFTM) para participar da elaboração dos planos de mobilidade urbana dos municípios de Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Prata e Santa Vitória, todos localizados no estado de Minas Gerais. Participaram deste projeto professores e alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A Sigma atuou como consultoria técnica especializada na elaboração dos planos, compondo a equipe de planejamento junto os professores e alunos das universidades e realizando os trabalhos de pesquisas de campo para composição dos diagnósticos dos estudos.

Deve-se aqui destacar um importante ponto deste projeto definido pela Sigma Geosistemas que foi a utilização de softwares livres para execução das atividades, permitindo a transferência de conhecimento para técnicos das prefeituras, sem necessidade de aquisição de softwares. Foram utilizados:

  • Libreoffice (editor de texto, planilhas e apresentação);

  • QuantumGIS (QGIS) - software para manipulação dos dados geográficos do projeto, geração de mapas e estudos cartográficos;

  • Inkscape - software para edição de imagens (conteúdos dos planos);

Além da utilização destes softwares durante todo desenvolvimento do projeto, outro aspecto importante definido pelos técnicos da Sigma foi a utilização da base cartográfica do Openstreetmaps como principal fonte de dados. O openstreetmaps é um projeto de mapeamento colaborativo, o que permitirá a comunidade utilizar todas informações geradas nos Planos de Mobilidade Urbana destas cidades. A utilização desta base de dados foi importante pois alguns municípios não possuíam os dados cartográficos atualizados, ou estavam sem informação espacial (georreferenciado), o que dificultaria a manipulação e gerenciamento dos dados durante os trabalhos.

O Plano de Mobilidade Urbana é um importante instrumento de planejamento para os municípios, seja ele um grande, médio ou pequeno. Os deslocamento das pessoas e mercadorias pelo espaço urbano é uma condição essencial para o desenvolvimento das atividades produtivas e pessoais. Seja o trajeto da casa para o trabalho, para escola ou para o médico, todos estão sujeitos a utilizar uma infraestrutura física para este deslocamento.

Os Planos desenvolvidos neste projeto foram de encontro com a tendência mundial, de prioridade aos modos não motorizados e aos transportes públicos coletivos de passageiros em relação ao modo individual motorizado. Esta situação demonstra uma inversão da utilização do espaço público urbano, onde por muitos anos a prioridade para os automóveis foi o principal tratamento nos sistemas viários dos municípios.

Para maiores informações e acesso aos dados do projeto foi criado o portal PLAMU (www.plamu.com.br) onde estará disponível material para consulta, além de todo histórico de ações do projeto.

Detalhes do Projeto
  • Empresa:
    FUNEPU
  • Website:
  • Categoria:
    Geoprocessamento
  • Tecnologias:
    LibreOffice, QGIS, Inkspace, PostgreSQL, PostGIS
Outros Cases
BIOSEV - Consultoria Corporativa

Boas práticas e processos GIS

SESAI - GEOSI Web

Georreferenciamento da Saúde Indígena

Sigma TT

Administração em trânsito e transporte municipal

PRODAM - GeoSampa

Ferramentas de Análise GeoSampa

BIOSEV - Ares

Sistema GIS para Agricultura de Precisão

CCBE - Geoadmin

Geoadmin

TNC - Dinâmica de Uso do Solo

Sensoriamento Remoto e Mapeamento

Finotti - Geoadmin

Geoadmin