PRODAM - GeoSampa

Sobre o Projeto

A PRODAM é uma empresa de economia mista da Prefeitura de São Paulo, responsável pela elaboração e implementação de soluções e políticas de Tecnologia da Informação. É responsável pela construção, inovação e implementação de novas soluções para a Prefeitura e suas diversas secretarias. Seu principal objetivo é aumentar a eficiência dos serviços prestados e promover o desenvolvimento social e econômico da cidade.

A PRODAM-SP construiu há algum tempo, um sistema de informações geográficas, na web, integrando dados de várias secretarias - o GeoSampa (http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/_SBC.aspx). O GeoSampa, anteriormente, apenas possuía capacidades de visualização dos dados e pesquisas simples. A necessidade da PRODAM era a melhoria da solução e construção de novas funcionalidades de análise de dados geográficos.

A solução GeoSampa inicial foi construída com JavaScript e .NET, onde a principal atuação da SIGMA foi a introdução de novas funcionalidades, como: query builder, pesquisas geoespaciais, edição no mapa, impressão, geração de relatórios e gráficos gerenciais.

Além da construção destas novas funcionalidades, novos padrões de desenvolvimento foram introduzidos no projeto, seguindo uma arquitetura MVC - do lado do cliente, afim de facilitar a manutenção e expansão do projeto.

A SIGMA, com sua expertise em desenvolvimento de sistemas e manutenção de sistemas legado, planejou e construiu as novas funcionalidades com o cliente utilizando a metodologia Scrum, obtendo grande sucesso. A metodologia Scrum foi determinante para o sucesso do projeto, pois o mesmo envolve funcionalidades analíticas complexas e amplo espectro, permitindo que os usuários finais construissem e investigassem os dados existentes na base do GeoSampa. O Scrum permitiu que a SIGMA realizasse entregas parciais frequentes, a cada vinte um dias, em média, onde o cliente já validava a solução - encurtanto o ciclo de construção - feedback, trazendo satisfação e retornos imediatos para a PRODAM.

O padrão de desenvolvimento MVC (Model, View, Controller) do lado do cliente também foi um fator importante para o sucesso, pois permitiu que as funcionalidades evoluissem rapidamente com o mínimo de mudanças entre as camadas.

Apesar de ser um projeto complexo, a expertise da SIGMA permitiu sua realização em tempo curto, com muita qualidade. A melhoria da solução e construção das novas funcionalidades levou apenas quatro meses, contando da data de início do projeto a sua integração ao ambiente de produção.

Detalhes do Projeto
  • Empresa:
    PRODAM - SP
  • Website:
  • Categoria:
    Desenvolvimento
  • Tecnologias:
    OpenLayers, .NET, turf.js, underscore, PostgreSQL, PostGIS
Outros Cases
BIOSEV - Consultoria Corporativa

Boas práticas e processos GIS

SESAI - GEOSI Web

Georreferenciamento da Saúde Indígena

Sigma TT

Administração em trânsito e transporte municipal

FUNEPU - Plamu

Planos de Mobilidade Urbana

BIOSEV - Ares

Sistema GIS para Agricultura de Precisão

CCBE - Geoadmin

Geoadmin

TNC - Dinâmica de Uso do Solo

Sensoriamento Remoto e Mapeamento

Finotti - Geoadmin

Geoadmin